segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A situação do trabalho infantil no Brasil

No Brasil, o trabalho infantil vem sendo um foco de muitas discussões, pois, como podemos observar atualmente, muitas crianças e jovens estão perdendo sua infância para trabalharem em condições ruins que muitas vezes acabam por prejudicar o desenvolvimento do indivíduo, ja que estes acabam por trocarem o tempo de estudo e lazer pelas horas de trabalho. Deste modo o indivíduo acaba por perder suas chances no mercado de trabalho, levando este ao nível de pobreza, juntamente com o resto deste patamar da sociedade. Sem um trabalho descente, o cidadão consequentemente não terá uma boa condição de vida, levando-o, muitas vezes, a roubar, matar e fazer de tudo para conseguir dinheiro.
Como é possível um país se desenvolver socialmente quando tal situação ocorre cada vez com mais frequência? A resposta é: não é possível. De acordo com a Constituição Brasileira, menores de 16 anos são proibidos de trabalhar, exceto como aprendizes e somente a partir dos 14. No entanto, não é isso que vemos atualmente. Como já era de se esperar, o trabalho infantil ainda é predominantemente agrícola. Cerca de 36,5% das crianças estão em granjas, sítios e fazendas, 24,5% em lojas e fábricas. No Nordeste, 46,5% aparecem trabalhando em fazendas e sítios. Outro grande problema que podemos ver é que, embora não haja dados precisos sobre o tráfico de crianças, estima-se que haverá cerca de 1.2 milhões e crianças traficadas por ano.
Assim o país precisa se desenvolver para lutar contra esse grande problema que enfrentamos atualmente para que um dia todos possam viver em perfeita harmonia e para ter um mundo melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário